A Toyota revelou em Las Vegas (EUA) o novo Prius, o híbrido mais vendido até hoje. Em sua quarta geração, o modelo passou pela maior mudança até hoje. O visual, que sempre foi motivo de controvérsia, ficou ainda mais polêmico, com traços que lembram o Mirai, “primo” movido a hidrogênio.
Segundo a Toyota, o design foi pensado para ser não apenas estético, mas também funcional. Os faróis, menores, foram criados para reduzir a área frontal, enquanto as lanternas traseiras partem do spoiler traseiro, e acompanham os vincos do modelo.
Nas medidas, o Prius ganhou uma nova plataforma, e por isso conseguiu crescer, chegando a 4,54 m de comprimento (6 cm a mais do que o anterior), manteve o entre-eixos de 2,70 m, ficou 2 cm mais baixo (1,47 m) e ganhou 1,5 cm na largura, chegando a 1,76 m.
O Prius começará a ser vendido no Japão no final deste ano. Ele está confirmado para o Brasil, mas sem uma data de chegada definida. A marca ainda estuda a possibilidade de produção do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Nissan Leaf
Opção elétrica ao Prius, o Nissan Leaf também ganhou a linha 2016 nos Estados Unidos. Sem alterações visuais, a principal novidade do modelo é o aumento da autonomia. A capacidade de rodar mais foi alcançada com a troca da bateria, de 24 kWh por uma de 30 kWh.
Com isso, a autonomia foi elevada para 172 km. Segundo a marca, o alcance é 27% maior do que o da geração anterior.