Picape foi flagrada no interior de São Paulo (Marcelo Rappa/Quatro Rodas)
O leitor Marcelo Rappa flagrou a nova picape compacta da Fiat rodando em testes no interior de São Paulo, mais precisamente na região de Louveira, cidade a cerca de 70 km de distância da capital do estado.
Apesar de coberta por placas de plástico preto, emendadas com fita adesiva, é possível afirmar que a picape está quase pronta.
A unidade fotografada já seria um protótipo, ou seja: uma das primeiras unidades produzidas inteiras.
Arquitetura híbrida reúne componentes do hatch Argo com a picape Strada (Du Oliveira/Quatro Rodas)
Essa fase de projeto vem na sequência ao período em que o carro roda com partes emprestadas de outros modelos, as chamadas mulas.
Mas não é só essa foto que nos faz concluir que a picape está quase pronta.
Chegamos a essa conclusão por recebermos a informação de que a data de lançamento da picape no mercado foi antecipada pela Fiat.
Nova versão Freedom foi lançada em 2018 (Fiat/Divulgação)
Podemos afirmar que a apresentação que seria em 2020 passou para 2019. A data precisa, ainda não temos, porque fontes diferentes nos passaram datas diferentes para a estreia.
A primeira fonte nos contou que a data de início de produção mudou de janeiro de 2020 para julho de 2019.
A segunda disse que a data mudou de julho de 2020 para novembro de 2019.
Argo cede a cabine para a nova picape (Silvio Goia/Quatro Rodas)
Ou seja: na melhor das hipóteses, a picape começa a ser produzida em julho de 2019 e, na pior, em julho do ano seguinte.
A nova picape Fiat tem uma arquitetura híbrida, que reúne partes do Argo (plataforma MP1) e partes da picape Strada (plataforma 178).
De forma simplificada, o Argo entra com a cabine enquanto a Strada, com a caçamba.
O painel a picape não deve ser idêntico, mas terá muito em comum com o do Argo (Divulgação/Fiat)
Tudo que diz respeito ao estilo (dianteira, grade e faróis) e equipamentos de bordo (painel, bancos, volante, ar-condicionado, central multimídia) vêm do hatch.
O restante, estrutura traseira, suspensão e caçamba (capacidade de volume e de carga), vem da picape veterana.
Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Auto Segredos, a nova picape será apresentada nas versões de cabine dupla e simples, equipadas respectivamente com os motores 1.3 Firefly Flex, de 109 cv, e 1.4 Fire Evo, de 85 cv (sempre com etanol) e câmbio manual de cinco marchas.
Strada Freedom chegou em versões com cabine simples e dupla (Divulgação/Fiat)
Não haverá cabine estendida, segundo Vidal.
A nova picape não tira a Strada de linha. A expectativa é que apenas as versões de entrada Working e Hard Working sejam descontinuadas.
Isso indica que a novata entrará na faixa de preço entre R$ 50.000 e R$ 70.000, se posicionando abaixo das versões da Strada que restarem.
Lançada em 1998, há 20 anos, a Strada passou por diversas atualizações e hoje é líder de mercado com mais de 56 mil unidades vendidas em 2018, até agora.
A Strada acabou de ganhar duas versões novas: Freedom cabine dupla, que chegou em agosto, e Freedom cabine simples, que chegou em novembro.
Atualmente a linha da Strada tem sete configurações diferentes: Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Estendida, Hard Working 1.4 Cabine Dupla, Freedom 1.4 Cabine Simples, Freedom 1.4 Cabine Dupla e Adventure 1.8 Cabine Dupla.