insurtech: insurance (seguro, em inglês) e technology (tecnologia) (Denis Freitas/Quatro Rodas)
Em tempos de startups e facilidades tecnológicas, até o seguro de carro entrou na dança. As empresas dedicadas a essa área são chamadas de “insurtech” – de insurance (seguro, em inglês) e technology (tecnologia).
Duas delas já estão atraindo a atenção dos segurados.
A mais conhecida hoje no Brasil, talvez por ser uma das primeiras, é a Youse, da Caixa Seguradora.
“Nossos clientes não são necessariamente consumidores de seguros, mas gente que está contratando um seguro pela primeira vez e é atraída pela experiência digital que oferecemos, totalmente online e mobile”, diz Leandro Claro, diretor de marketing da Youse.
Seu modelo é um pouco diferente do da Thinkseg, outra plataforma digital de seguros.
Ela trabalha com diversas seguradoras, como Bradesco Seguros e SulAmérica, e promete cotação de seguros em apenas 5 segundos.
“Ao adquirir a Bidu (primeira corretora online do Brasil), em junho, trouxemos um tráfego muito grande, além de dados de quase 10 milhões de cotações feitas na Bidu desde 2011 e uma equipe especializada em modelos de análise preditiva e machine learning (aprendizado de máquina)”, diz André Gregori, CEO da Thinkseg.
A tecnologia permite que cada empresa tenha seus diferenciais. No caso da Thinkseg, a palavra-chave é a personalização. “Nós somos independentes. Com isso, podemos ter soluções de várias seguradoras e serviços.
Nós unimos o que cada companhia oferece de melhor e reempacotamos esse produto cliente a cliente, para que ele tenha a cara do consumidor.”
Mas a Youse também tem seus atrativos. Entre eles, está o programa de recompensa Youse Friends.
O cliente precisa formar um grupo ou entrar em um já existente, onde todos os integrantes possuem o seguro digital da empresa.
Se ninguém do grupo utilizar uma das coberturas (roubo, colisão), todos ganham uma pontuação, que dá desconto no seguro. Se você convidar mais pessoas para o grupo, também ganha pontos.
Esse sistema da Youse Friends lembra bastante o aplicativo Trânsito+gentil, da Porto Seguro. Basta baixar o app, que vai monitorar pelo celular seu estilo de dirigir, para ganhar 3% de desconto na apólice logo na adesão.
Acelerações, frenagens, curvas e velocidade determinam quantos pontos cada usuário acumula, em um jogo que inclui a comunidade toda do aplicativo.
Quanto melhor você dirige, mais sobe no ranking. Ao fim de cada mês, os dez melhores recebem uma premiação.
Para motoristas de 18 a 24 anos, o desconto pode chegar a 15% do seguro apenas com uma direção consciente.
Além do custo mais baixo (dependendo do perfil), esses novos serviços trazem como vantagem a descomplicação e agilidade, já que todo o processo pode ser feito pelo celular, da contratação ao pedido de serviços como o guincho ou reparo dos vidros.