O HUD é uma tecnologia antiga (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O redator-chefe, Zeca Chaves, diz: “Adoro o Prius, mas se tem algo que eu não consigo utilizar é o seu Head-Up Display. O fato de a imagem ficar projetada no para-brisa num ponto fora do centro do campo de visão mais me distrai do que ajuda”.
No Prius, o equipamento – também conhecido pela sigla HUD – pode indicar apenas a velocidade ou, complementarmente, o modo de condução do motorista.
“Na tela completa do HUD, as informações até ficam mais ao centro, mas creio que o para-brisa não seja o melhor local para um dado importante, mas secundário, como é o sistema gráfico de indicação do modo de condução. Tanto que o deixo exibido no painel central”, diz Zeca.
Apesar de ser um equipamento restrito a carros mais high-tech, o HUD é uma tecnologia antiga. Data dos anos 40, quando foi aplicado em aviões de guerra para que o piloto não precisasse desviar a atenção do que via à sua frente, algo essencial numa situação de combate.
Consumo
Ficha técnica