A Calsonic Kansei (CK), gigante japonesa na produção de módulos automotivos como ar-condicionados e compressores, anunciou a compra da Magneti Marelli por US$ 7,1 bilhões das mãos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles).
De acordo com comunicado da CK, a transação deverá ser concluída em 2019, fazendo com que a Magneti Marelli CK Holdings (nome gerado pela fusão) se torne a 7ª maior fornecedora automotiva independente do mundo pela receita de US$ 17,4 bilhões.
A empresa atuará com cerca 200 centros de pesquisa e desenvolvimento na Europa, Ásia, América e no Japão, mantendo as sedes operacionais da Marelli em Corbetta, Milão (Itália), e da Kansei em Saitama, Japão.
O atual CEO da Calsonic Kansei, Beda Bolzenius, passará a liderar a Magneti Marelli CK Holdings. Já o atual chefe da Marelli, Ermanno Ferrari, entrará para o conselho da nova gigante.
Mesmo com o desmembramento, a FCA anunciou um contrato de fornecimento de longo prazo com a empresa, da qual permanecerá comprando peças para seus modelos.