Novidades

22 OUT

Montadoras estão prontas para lançamento de grandes caminhões elétricos

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, colocou caminhões comerciais elétricos pesados ?no mapa em novembro de 2017, quando apresentou o futurista Semi, alimentado por bateria, recebeu centenas de pedidos e disse que iria começar a entregar os veículos até 2019.

Agora, parece que 2020 pode ser o grande ano para grandes caminhões elétricos. Os fabricantes de caminhões tradicionais estão acelerando seus projetos de caminhões elétricos para lançamento dentro de dois anos, enquanto Musk disse aos investidores em junho que a produção do atrativo caminhão Semi deve começar "basicamente no primeiro semestre de 2020" em vez de 2019.

Impulsionados pela pressão regulatória para reduzir a poluição do diesel, os fabricantes de caminhões comerciais fizeram vários anúncios de veículos movidos a bateria elétrica ou a hidrogênio. Eles receberam pedidos de grandes operadoras de frota, como Walmar, United Parcel Service e Anheuser Busch Inbev.

O desafio é medir qual será o tamanho do mercado de caminhões comerciais elétricos, especialmente fora da China.

A autonomia limitada da maioria dos caminhões comerciais a hidrogênio ou elétricos de primeira geração e a falta de infraestrutura de recarga ameaçam limitar as vendas a operações de curta distância.

Na China, os reguladores estão considerando um plano de longo prazo para substituir 1 milhão de caminhões a diesel por caminhões mais limpos, incluindo modelos elétricos, e alguns portos e cidades chinesas estão proibindo caminhões a diesel, o que pode aumentar significativamente as vendas.

Nos Estados Unidos, as perspectivas para a demanda de caminhões elétricos são mais nubladas. Alguns analistas estimam que, até meados da década de 2020, as vendas anuais de caminhões elétricos nos EUA podem ficar na casa das centenas. Nos últimos 12 meses, os pedidos de caminhões a diesel totalizaram 497 mil unidades.

"O OVO OU A GALINHA"

A infraestrutura de abastecimento é uma grande dor de cabeça para caminhões elétricos e movidos a hidrogênio.

O diretor de veículos comerciais da Hyundai Motor, Mark Freymueller, descreve problema como a questão do ovo e da galinha: as empresas de caminhões estão relutantes em comprar caminhões sem postos de abastecimento, mas os operadores de postos de combustível não os instalarão sem clientes de caminhões.

Caminhões elétricos a bateria podem levar horas para recarregar e as estações de recarga são escassas na maioria dos Estados dos EUA. Os caminhões de hidrogênio podem ser reabastecidos em aproximadamente o mesmo tempo que um caminhão a diesel - mas as estações de reabastecimento de hidrogênio são ainda mais raras, com a maioria concentrada na Califórnia.

"Infraestrutura de abastecimento é um primeiro passo muito importante", disse Chris Cannon, diretor de sustentabilidade do Porto de Los Angeles. "Os caminhões podem funcionar muito bem, mas se não conseguirem combustível, não poderão operar."

No mês passado, o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia anunciou US$ 41 milhões em doações ao porto para a construção de 10 caminhões elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio a serem desenvolvidos pela unidade Kenworth da Toyota e a Paccar.

A doação também financiará parcialmente dois novos postos de combustíveis de hidrogênio a serem construídos pela Royal Dutch Shell.

A maioria dos fabricantes vê rotas de curta distância, como serviços de transporte de e para portos ou pátios ferroviários, como prováveis ??primeiros adotantes de caminhões elétricos ou movidos a hidrogênio.

"Achamos que as primeiras aplicações vão ser mais curto prazo", disse Denny Mooney, vice-presidente de engenharia da Navistar International. "Vamos começar onde o negócio faz sentido."

Clientes da Tesla, como a unidade DHL da Deutsche Post, que encomendou 10 Semis, dizem que poderiam economizar dezenas de milhares de dólares em manutenção e combustível anualmente.

Elon Musk disse que o alcance do Semi pode atingir 600 milhas-- cerca de 965 quilômetros. Mas um porta-voz disse que subir a montanha com ar condicionado ou usar outros aparelhos reduziria esse alcance. Muitos modernos veículos de 18 rodas contêm televisores, geladeiras e outros aparelhos.

"Em muitos aspectos, somos idealmente adaptados para sermos os primeiros a adotar essa tecnologia, porque não temos muito negócio a longo prazo", disse o porta-voz da UPS, Glenn Zaccara.

A Tesla está trabalhando com clientes em potencial, incluindo UPS, Pepsico e Anheuser-Busch para construir estações de carregamento em suas instalações.

Fonte: G1

Mais Novidades

27 MAI

Primeiro 'UTV' do Brasil com a tecnologia do nióbio é criado em parceria com empresa de Araxá

A CBMM, empresa de Araxá líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, desenvolveram os primeiros "UTVs" produzidos no Brasil com a tecnologia do nióbio. A sigla UTV vem de "Utility Task Vehicle", em tradução livre para o português, veículo utilitário multitarefas. Esse tipo de carro é usado em competições off-road. Já o nióbio, é um elemento químico usado como... Leia mais
29 SET

Porsche 911 Turbo S: primeiras impressões

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples, que custa R$ 4,50, é de uma em aproximadamente 50 milhões. Um sortudo amante de carros que conseguisse essa proeza e quisesse levar para casa um Porsche 911 Turbo S deixaria, no mínimo, R$ 1,3 milhão da sua fortuna na concessionária. O investimento ainda pode ser centenas de milhares de reais mais alto se o proprietário quiser incluir alguns opcionais. Em troca, levaria para casa um dos melhores esportivos da... Leia mais
29 SET

Carlos Ghosn faz primeira aparição pública no Líbano e diz que será consultor em projetos universitários

O ex-executivo da indústria automobilística Carlos Ghosn, que está no Líbano desde sua fuga do Japão, fez nesta terça-feira (29) a primeira aparição pública em vários meses, ao apresentar uma parceria com uma universidade local para desenvolver programas de capacitação. O ex-CEO da Nissan chegou a Beirute em dezembro, depois de fugir das acusações por fraude financeira no Japão, onde permaneceu detido por 130 dias. Em seu país de origem, Ghosn concedeu uma entrevista... Leia mais
29 SET

Volkswagen Taos tem imagens e detalhes revelados antes do lançamento

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) as primeiras imagens do Taos. O SUV deverá chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021, importado da Argentina, para ocupar a lacuna entre o T-Cross e o Tiguan. Sua apresentação oficial acontecerá no próximo dia 13 de outubro. De acordo com a marca, o rival do Jeep Compass será equipado exclusivamente com o motor 1.4 TSI de até 150 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas. Entre os equipamentos, que poderão... Leia mais
29 SET

Novos Sandero, Stepway e Logan são revelados oficialmente

A Renault apresentou nesta terça-feira (29) a nova geração do trio Sandero, Logan e Stepway, ainda sob a marca romena Dacia. Os modelos ficaram mais sofisticados e ganharam uma motorização flex a gasolina e gás GLP. A versão Renault, que chegará ao Brasil até 2022, poderá ter visual diferenciado. Visualmente, os modelos adotaram traços mais modernos e agressivos, com os faróis afilados unidos à grade. Para todos, os faróis de LED que simulam letras Y horizontais na... Leia mais
29 SET

Honda mostra SUV elétrico conceito que antecipa o visual do futuro HR-V

A Honda apresentou no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que acontece mesmo com a pandemia do coronavírus, um conceito do que será o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Além disso, o SUV pode adiantar os traços da segunda geração do HR-V, prevista para 2021. A fabricante não detalhou a mecânica do SUV e:concept, mas confirmou que ele "indica a direção de um futuro modelo de produção em massa do primeiro veículo elétrico da marca para a China". Entre as... Leia mais