As autoridades do Canadá começaram a aplicar multas a motoristas que dirigem sob efeito de maconha. Após o país legalizar o uso recreativo da droga, a polícia de Winnipeg anunciou sua primeira multa a um usuário que consumiu maconha no carro.
Em entrevista a rede "CBC", o inspetor de polícia, Gord Spado, explicou que, antes da liberação, não havia multas para este tipo de conduta.
"Uma hora de legalidade, e algo ilegal", disse Spado, informando que a multa foi aplicada apenas 1 hora após a legalização da maconha começar no Canadá, na quarta-feira (17).
Não está claro se o usuário estava dirigindo ou apenas fumando maconha dentro do carro, mas ambos os casos são enquadrados como infração da lei.
Na Província de Manitoba, onde está Winnipeg, a lei prevê multa de 672 dólares canadenses, cerca de R$ 1,9 mil, para quem consumir de maconha dentro de veículos em trânsito.
Organização alerta
A organização Mothers Against Drunk Driving (MADD) se associou ao Uber e à produtora de maconha Tweed em uma campanha contra a direção sob os efeitos da cannabis. O objetivo é mostrar os perigos de dirigir após o consumo da droga.
So … this happened early this morning: A Consume Cannabis in a Motor Vehicle ticket was issued. Just like alcohol, consuming cannabis is legal - and like alcohol, consuming it in your vehicle is **not**. <
— October 17, 2018href="https://twitter.com/hashtag/KnowYourRole?src=hasheref_src=twsrc%5Etfw" url="https://twitter.com/hashtag/KnowYourRole?src=hasheref_src=twsrc%5Etfw">#KnowYourRole> < href="https://t.co/RR9AUBv4RN" url="https://t.co/RR9AUBv4RN">pic.twitter.com/RR9AUBv4RN>
Na publicação feita pela polícia de Winnipeg no Twitter, a autoridade compara o uso da maconha ao do álcool.
"Assim como o álcool, consumir cannabis é legal - e como o álccol, consumir em seu veículo não é (legal)", disse a polícia.