Uma rede de concessionárias dos Estados Unidos enviou 21 mil cartas a proprietários de veículos da Toyota e da Nissan, anunciando falsos recalls. Ela foi acusada de enganar os consumidores para atrai-los para suas oficinas.
A prática aconteceu entre 2015 e 2017 e foi denunciada pela FTC, a agência reguladora do comércio no país, equivalente ao Cade no Brasil.
Os avisos foram impressos eram em papel vermelho com letras garrafais e falavam em urgência. Mas a maioria dos veículos não era alvo de recall.
Mesmo quando consumidores ligavam para os telefones informados para saber se seus carros estavam envolvidos no chamado, os atendentes pediam que eles levassem seus carros às lojas, para verificação.
Apesar de todo recall ser grátis, uma vez que o veículo estivesse na oficina da concessionária, era fácil para que a loja encontrasse defeitos e cobrasse por eles.
Para a FTC, além de enganar o consumidor, a rede provocou descrédito com relação a futuros avisos verdadeiros de recalls, colocando em risco a segurança dos ocupantes desses carros.
O acordo obriga a concessionária a nunca mais criar comunicação enganosa, mas não prevê nenhum tipo de multa ou indenização.