Autoridades dos Estados Unidos acusaram um ex-funcionário da Apple de roubar segredos comerciais, alegando que ele baixou um modelo secreto relacionado a um carro autônomo e depois tentou fugir do país, segundo a denúncia criminal.
Segundo a acusação, o ex-funcionário Xiaolang Zhang divulgou as intenções de trabalhar para uma startup chinesa de veículos autônomos e reservou um voo de última hora para a China depois de baixar o plano de uma placa de circuito para o carro autônomo.
Autoridades norte-americanas prenderam Zhang em 7 de julho no aeroporto de San Jose, depois de ele passar por um posto de segurança.
A Apple não respondeu de imediato a pedidos de comentários. Tamara Crepet, advogada nomeada provisoriamente para representar Zhang, também não se manifestou.
Carro da Apple?
Ao menos até agora, tudo indica que a Apple está desenvolvendo apenas os sistemas que permitem um veículo ser guiado por comuptador, e não um carro completo.
No ano passado, um relatório de cientistas da Apple mostrou uma pesquisa para ajudar os computadores a detectarem objetos tridimensionais.
Várias companhias estão desenvolvendo veículos autônomos e espera-se que alguns modelos cheguem ao mercado em 2020.
Entre essas empresas estão fabricantes de automóveis como General Motors, Ford, Nissan, Mercedes-Benz e Toyota, além de empresas de tecnologia como Uber e Waymo, que faz parte da Alphabet do Google.