A Ford anunciou nesta terça-feira (26) o recall de 35.526 unidades da Ranger, de modelo 2005 a 2012, no Brasil por possível defeito nos airbags do motorista e passageiro - caso o veículo o tenha.
A falha faz com que o airbag defeituoso abra com muita força no caso mundialmente conhecido como "airbags mortais" produzidos pela Takata.
Com a explosão, a peça (insuflador) que abriga o gás que enche a bolsa se parte e pedaços de metal são atirados contra os ocupantes dos carros, podendo causar graves ferimentos.
Veja os chassis envolvidos:
(8 últimos dígitos)
- 2005 - de 5J389783 até 5J448881 (produzidas de 4 de outubro de 2004 até 23 de agosto de 2005)
- 2006 - de 6J010290 até 6J499251 (produzidas de 2 de março de 2006 até 28 de junho de 2006)
- 2007 - de 7J077581 até 7J099434 (produzidas de 22 de abril de 2006 até 16 de junho de 2007)
- 2008 - de 8J151620 até 8J197736 (produzidas de 10 de abril de 2007 até 15 de agosto de 2008)
- 2009 - de 9J198587 até 9J255541 (produzidas de 22 de julho de 2008 até 19 de maio de 2009)
- 2010 - de AJ258039 até AJ325821(produzidas de 12 de fevereiro de 2009 até 10 de abril de 2010)
- 2011 - de BJ330309 até BJ449850 (produzidas de 26 de março de 2010 até 16 de julho de 2011)
- 2012 - de CJ013230 até CJ499388 (produzidas de 1 de julho de 2011 até 31 de janeiro de 2012)
Mortes no exterior
Fora do Brasil os defeitos em airbags da Takata estão relacionados a 22 mortes e provocaram o maior recall da história, com cerca de 2 milhões de veículos só no Brasil (veja a lista).
Nos Estados Unidos, um homem de 52 anos morreu depois que sua Ranger 2006 colidiu com uma vaca. O acidente foi considerado leve, mas os estilhaços de metal atingiram o pescoço do motorista, que morreu por causa da hemorragia.
Como será o reparo?
A empresa realizará a susbtituição gratuita dos insufladores dos airbags. O tempo previsto para o conserto é de 25 minutos, para veículos equipados com apenas o airbag do motorista, e de 45 minutos, para os veículos com aibag do motorista e do passageiro.