Achamos melhor mostrar primeiro o carro de frente para os mais tradicionais não infartarem (Divulgação/Honda)
Sabe aquelas conversões em carros típicas dos flagrantes feitos pelos leitores de QUATRO RODAS?
A Honda britânica fez algo parecido, só que com um Civic. Type R. Original. De 320 cv.
O inusitado protótipo foi feito pela divisão de engenharia de produto da Honda sem um propósito muito claro.
Certamente alguém perguntou porque fazer uma picape a partir de um dos melhores hatches esportivos do momento, e a resposta foi “por que não?”.
Mostre essa foto para aquele amigo que não gosta nem de trocar a roda do Civic (Divulgação/Honda)
O Civic Type R Pick Up Truck Concept teve toda a parte posterior do teto cortada, os bancos da segunda fileira foram removidos e as portas traseiras, soldadas na carroceria.
Sim, isso é um santantônio com luzes de longo alcance. E aquilo é uma chapa de alumínio padrão “chão de ônibus” (Divulgação/Honda)
A remoção de parte da lataria exigiu que os engenheiros colocassem um santantônio tubular para manter parte da rigidez torcional do esportivo.
O pacote de mudanças é completado com uma nova tampa do porta-malas. Para continuar funcional, a peça, que antes ficava junto da vigia traseira e pivotada no teto, ficou menor e ganhou dobradiças pantográficas fixadas nos para-lamas traseiros.
A tampa traseira foi reformulada para continuar funcional – ainda que não faça sentido ela se abrir para cima (Divulgação/Honda)
Segundo a Honda britânica, a picape Type R é totalmente funcional e manteve todos os recursos do esportivo, incluindo suspensão ajustável e, claro, o 2.0 turbo acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
Será que daqui 30 anos veremos o Civic nacional cortado desse jeito carregando papelão e latinha no Brasil? (Divulgação/Honda)
A fabricante afirma que o protótipo pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e chegar aos 265 km/h de velocidade máxima.
Os valores são bem próximos dos divulgados para a versão convencional do Type R: 5,7 s e 272 km/h.
A Honda deixou claro que não há intenção alguma de transformar o modelo em versão de produção.
Especula-se, porém, que o protótipo possa ir até o Nürburgring Nordschleife para bater o recorde de picape de tração dianteira mais rápida no tradicional circuito alemão.