Um Model S da Tesla ficou destruído depois de bater em alta velocidade contra um caminhão, em South Jordan, nos Estados Unidos. O acidente ocorreu na última sexta-feira, mas as informações foram divulgadas nesta segunda-feira (14) pela polícia local.
De acordo com as autoridades, o veículo estava a quase 100 km/h (60 mi/h) e não reduziu a velocidade em um semáforo, colidindo na traseira de um caminhão de bombeiro, que estava parado no sinal.
O motorista do Tesla sofreu fratura no tornozelo e foi levado ao hospital. O motorista do caminhão não ficou ferido.
Testemunhas afirmaram que o carro não freou antes do impacto, mas ainda não é possível afirmar se o moto semiautônomo Autopilot estava ativo no momento.
Acidentes sob investigação
Em março, o motorista de um Model X morreu após bater em uma barreira de concreto na Califórnia. A Tesla confirmou que o veículo estava com o modo semiautônomo ativo, mas o motorista falhou em assumir o controle depois de diversos avisos emitidos.
Em 2016, o motorista de um Model S morreu quando o carro dele bateu em um caminhão enquanto estava no Autopilot, que controla o carro sozinho dentro de certas condições.
O que é o 'Autopilot'?
Em sistemas como o "Autopilot" da Tesla, computadores assumem o controle do carro com base em informações de câmeras e radares, mas apenas sob certos limites e regras, como a de que o motorista deve manter a mãos no veículo, para reassumir o controle a qualquer momento, se necessário.
Essa tecnologia, chamada de semiautônoma, seria um passo anterior à autonomia total, que é quando o carro terá controle completo durante toda a jornada, dispensando a atenção do motorista.
Outras montadoras oferecem esse tipo de sistema, por enquanto, apenas em carros de luxo, como Volvo, BMW, Mercedes-Benz e Audi. O Brasil tem 4 modelos à venda que rodam sozinhos, de forma limitada (veja como é).