De carro com chá a um "exército" de elétricos: o Salão de Pequim 2018 indica para onde o maior mercado de veículos do mundo está se dirigindo. Todas as grandes montadoras estão lá, disputando atenção com uma infinidade de marcas desconhecidas no resto do mundo.
Desejado por toda a indústria, o consumidor chinês continua comprando muitos carros. No ano passado, foram 29 milhões -- nos EUA, foram 17,5 milhões; no Brasil, pouco mais de 2 milhões.
Mas o que é preciso para "fisgar" um comprador? Veja abaixo apostas das marcas e curiosidades da feira em 5 destaques.
1) É cinema que fala, né?
Segundo a Volkswagen, líder de vendas no país, o consumidor chinês é mais jovem e mais conectado do que os outros. Então, oferecer tecnologia é fundamental. A novata Byton, criada por ex-funcionários da BMW, exibe no salão um carro-conceito em que todo o painel é digital.
Não é para passar filme, não... O "telão" de 49 polegadas substitui uma série de outras telinhas e botões que já existem nos carros. Do painel de instrumentos à central multimídia, tudo é projetado nele (leia mais aqui).
E por que não "apelar" para um cachorrinho para roubar a cena? Sim, desde que seja um robô. A Geely, dona da Volvo, fez isso para chamar a atenção para o seu estande, onde a estrela é o SUV SX12, também um conceito.
2) Misture SUV, sedã e... chá
Que tal juntar tudo o que o cliente gosta num carro só? A divisão de superluxo da Mercedes-Benz pensou nisso. Olha a receita:
- O chinês gosta de luxo (quem não gosta, né?): chame o carro de Maybach Ultimate Luxury;
- O chinês gosta de interior de cores claras: acrescente bancos brancos e cromado... rosado;
- O chinês gosta de SUV: ele é um SUV;
- O chinês também gosta de sedã: ele também é um sedã.
E, para ninguém se esquecer do carro, eles ainda colocaram um jogo de chá no banco de trás, convidando para uma jornada "zen". O carro, que ainda é um conceito, tem um brasileiro entre os criadores (leia mais aqui).
Mas a Mercedes também mostrou o que está perto de chegar às ruas: a versão sedã do Classe A. Ela vai ao encontro do amor dos chineses por essa carroceria. Mas parece perfeita para diversos mercados, não? Ainda como conceito, o carro fez uma visitinha ao Brasil, em fevereiro último.
3) De todos os ângulos
O chinês é detalhista. Em todos os salões pelo mundo, jornalistas chineses estão sempre atrás de detalhes. Não é surpresa que, na casa deles, façam de tudo para ver os carros em todos os ângulos. Vale até deitar no chão. E eles parecem estar fazendo escola...
4) Se não for elétrico...
Carros elétricos são cada vez mais presentes em salões pelo mundo, mas, em Pequim, eles predominam. Não é bem por causa do gosto do consumidor: existe uma exigência do governo.
Sofrendo com a poluição nos grandes centros, a China quer que, até 2025, 20% da produção de veículos local sejam carros "verdes". No ano que vem, a meta é de 10%.
A Nissan, dona do elétrico mais vendido no mundo, com o Leaf, mostrou a versão elétrica do Sentra, chamado de Sylphy por lá. General Motors, Ford, Volkswagen... todas enfileiraram carros elétricos feitos só para o mercado chinês.
Em Pequim, a Volkswagen mostrou SUV o Jac T40 elétrico. Você não leu errado: as duas montadoras são parceiras na China. E o Brasil está "namorando" esse carro.
5) Te conheço?
Outro jeito de agradar o consumidor é se "inspirar" no que já é sucesso. Apesar de mais amadurecido, o mercado chinês ainda produz alguns carros que parecem muito com modelos consagrados. No Salão de Pequim, por exemplo, o BJ40L Plus, da marca Baic, mistura um pouco de Jeep com Mercedes (leia mais aqui).