A Ford inaugurou nesta quarta-feira (25) a linha de produção do motor 1.5 TI-VCT de 3 cilindros, chamado de Dragon, na fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo. Até então, o propulsor, que equipa o EcoSport, era importado da Índia.
Agora, além do SUV, ele será aplicado ao Ka FreeStyle, versão "aventureira" do hatch que chegará às lojas no 2º semestre. O hatch terá um novo câmbio manual de 5 marchas, que também será produzido na unidade.
Ka automático
Além disso, segundo o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogelio Golfarb, o Ka vai ganhar versão com câmbio automático. A previsão de lançamento não foi informada.
A decisão acompanha o mercado: a Volkswagen divulgou, em março, que vai oferecer câmbio automático para o Gol e Voyage. Os dois modelos são produzidos em Taubaté.
Novo motor
O motor Dragon desenvolve 137 cavalos de potência. A nacionalização, no entanto, não deverá mexer no preço do EcoSport, segundo a montadora. O preço do Ka Freestyle não foi divulgado.
A Ford disse que, apesar do novo propulsor, os motores Sigma, continuarão sendo fabricados em Taubaté, equipando outras versões 1.5 do Ka e 1.6 do Fiesta.
Empregos
Após acertar estabilidade de emprego com trabalhadores de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a Ford informou que não está previsto um acordo semelhante na fábrica do Vale do Paraíba. A unidade emprega 1,3 mil trabalhadores.
Golfarb afirmou que, no entanto, que a produtividade ampliada em Taubaté deverá assegurar os empregos. A capacidade da planta, que produz 430 mil motores e transmissões ao ano, foi elevada para 500 mil unidades.