Subir e descer a serra desafia o
sistema de arrefecimento e a embreagem. As mais bem pavimentadas 'denunciam' a falta
de balanceamento. Estradas muito bem pavimentadas, com pouca curva, como as
principais de São Paulo, sugerem uma velocidade média maior. Atente para
respeitar os limites, ainda que veja “colegas” voando nessas pistas.
Falta de alinhamento e de
balanceamento são os itens que mais incomodam quando se anda em velocidades
altas. Quando o problema é a falta de alinhamento, o motorista passa a viagem
inteira corrigindo a trajetória do carro, que puxará para um dos lados da
pista. No caso da falta de balanceamento das rodas, o volante trepida entre 100
km/h e 120 km/h.
Em pistas molhadas, pneus carecas
favorecem a aquaplanagem, que pode ser mais frequente em época de chuva, como o
verão. Para sair de uma situação destas, alivie o freio e acelere
levemente, para retomar a aderência com o solo. Previna-se: leve o carro para
avaliação dos pneus, substituía os que estão em mau estado (não se esqueça do
estepe), balanceamento de rodas e verificação dos fluidos e pastilhas de freio.
Descer e subir qualquer serra um
pouco mais longa exigirá um esforço extra do sistema de arrefecimento, da
embreagem e das correias.
O sistema de arrefecimento, campeão
em deixar os motoristas na estrada, é responsável por manter a temperatura do
motor ao redor dos 90 graus. Em subidas prolongadas, normalmente o motorista
reduz a marcha e aumenta a rotação do motor, para não perder força nem diminuir
a velocidade. Este aumento de rotação acaba por gerar grande quantidade de
calor que deve ser eliminada pelo sistema de arrefecimento.
Já a embreagem tem a função de
transmitir o torque e a rotação do motor para o câmbio e, consequentemente,
para as rodas. Portanto, quanto mais pesado o carro estiver em uma subida, mais
exigida ela será. Quando descemos a serra também temos o costume de utilizar o
freio motor, que nada mais é do que reduzir a marcha para não sobrecarregar o
sistema de freio. O problema é que estas reduções repentinas podem quebrar a
correia dentada. Isto costuma ocorrer quando as correias possuem mais de três
anos, ou a quilometragem já atingiu os 50.000 km.
Previna-se: se seu carro já possui
alguma anomalia como maior consumo de água, mangueiras inchadas e poça de água
na garagem, trate de checar o sistema antes de por o pé na estrada. Se o pedal
de embreagem já estiver muito duro ou se você já sentiu que a embreagem patina
na primeira marcha e na marcha ré, não arrisque: o guincho vai custar mais caro
que o kit de peças a ser substituído. E fique atento para a hora de trocar a correia
dentada: via de regra, quando a ela quebra, principalmente com o motor em alto
giro, o prejuízo é grande.
Curvas e mão dupla
As estradas mineiras possuem altos
índices de acidentes, porque, além da grande quantidade de curvas, em função da
topografia do estado, boa parte delas são de mão dupla, exigindo muita atenção
do motorista nas ultrapassagens. Para se manter na estrada, seu carro precisará
estar com a suspensão em dia: amortecedores e molas garantirão que você tenha
estabilidade nas curvas.
Estradas deste tipo também exigem
retomadas rápidas e intensas, onde o motorista aumenta o giro do motor
repentinamente, assim como na descida da serra. Acelerações repentinas podem
romper as correias e causar sério dano ao motor. Previna-se: atente para o
estado dos amortecedores e molas. Se seu carro possui direção hidráulica, verifique
também a correia serpentina, pois a quebra dela provoca o endurecimento
inesperado da direção, o que pode levar o carro para o sentido contrário da
pista.
Buraqueira
Estradas esburacadas como as
encontradas no Sul da Bahia e norte de Minas são um convite para estourar um
pneu e amassar as rodas, por isso diminuir a velocidade e ter o estepe em
ordem, é um bom começo. Para rodovias onde o asfalto não é o ponto forte, é importante
verificar os pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas e amortecedores.
Uma pequena trinca, em qualquer um destes itens, pode causar um grave acidente.A
quebra de um pivô ou terminal de direção fará você perder o controle do carro.
Se os pneus possuem alguma bolha ou estão carecas, é grande a probabilidade de
você acordar dentro de um hospital.
Fonte:http://g1.globo.com/carros/oficina-do-g1/noticia/2013/12/saiba-o-que-cada-tipo-de-estrada-exige-do-seu-carro.html