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Qual a hora certa de parar o seu carro para uma revisão nos freios?

Qual a hora certa de parar o seu carro para uma revisão nos freios?

Alguns carros, os mais populares possuem sistema de freio traseiro a tambor, que merecem também atenção do mecânico na hora da revisão, checando assim o estado das lonas de freio, sapatas, cilindro de freio traseiro (burrinho de freio), mola e o próprio tambor de freio. Em alguns casos se faz necessário apenas a limpeza do sistema, verificação do nível de óleo de freio e estado dos cabos e mangueiras. Alguns carros possuem disco traseiro agregado ao tambor. O tambor nesse caso é responsável pelo freio de mão do carro

Pastilha e lona de freio

Você sabe quando deve realizar a troca de pastilhas de freio do seu carro? Esta peça é muito importante para sua segurança, pois compõe o sistema de freio à disco. Quando o freio é acionado, elas pressionam o disco, e assim realizam a parada do carro. Quando as pastilhas estão desgastadas a eficácia da frenagem corre sério risco, pois elas podem não pressionar corretamente o disco. Saiba, pois, quando a troca das pastilhas de freio devem ser realizadas, é um procedimento simples e barato.  Existem basicamente três maneiras de saber quando a troca deve ser feita:

 

1.    Nos modelos de carros mais equipados e modernos, existe um indicador de desgaste das pastilhas de freio, que informa ao motorista que a troca deve ser feita. Infelizmente são poucos os carros que vêm com essa facilidade, portanto, a maioria precisará saber da outra maneira!

 

2.    Esta maneira de saber quando trocar a pastilha de freio é a mais usual e conta com o seu sentido da audição. Você deve ficar com os ouvidos atentos a um barulho nos pneus dianteiros. As pastilhas de freio possuem um indicador de desgaste que esbarra no disco de freio e produz um ruído metálico. Se você escutar um barulho desse tipo, vá para uma oficina mecânica, as chances de serem as pastilhas de freio desgastadas são enormes, principalmente quando o carro já atingiu a rodagem de 30.000 km.

 

3.    Os números também são bons indicadores: a cada 10.000 km rodados é indicado que se faça uma revisão nas pastilhas de freio, e entre 20.000 km e 40.000 é obrigatório que as pastilhas sejam trocadas, pois com certeza elas já estarão desgastadas e terão chegado a uma espessura de 2mm, a medida mínima indicada. Caso as pastilhas não sejam trocadas, o disco será danificado, complicando e encarecendo um operação que deveria ser simples, barata e rápida.

 

Alguns carros, os mais populares possuem sistema de freio traseiro a tambor, que merecem também atenção do mecânico na hora da revisão, checando assim o estado das lonas de freio, sapatas, cilindro de freio traseiro (burrinho de freio), mola e o próprio tambor de freio. Em alguns casos se faz necessário apenas a limpeza do sistema, verificação do nível de óleo de freio e estado dos cabos e mangueiras. Alguns carros possuem disco traseiro agregado ao tambor. O tambor nesse caso é responsável pelo freio de mão do carro..