Alguns carros, os mais populares possuem sistema de freio
traseiro a tambor, que merecem também atenção do mecânico na hora da revisão,
checando assim o estado das lonas de freio, sapatas, cilindro de freio traseiro
(burrinho de freio), mola e o próprio tambor de freio. Em alguns casos se faz
necessário apenas a limpeza do sistema, verificação do nível de óleo de freio e
estado dos cabos e mangueiras. Alguns carros possuem disco traseiro agregado ao
tambor. O tambor nesse caso é responsável pelo freio de mão do carro
Pastilha e lona de freio
Você sabe quando deve realizar a troca de
pastilhas de freio do seu carro? Esta peça é muito importante para sua
segurança, pois compõe o sistema de freio à disco. Quando o freio é acionado,
elas pressionam o disco, e assim realizam a parada do carro. Quando as
pastilhas estão desgastadas a eficácia da frenagem corre sério risco, pois elas
podem não pressionar corretamente o disco. Saiba, pois, quando a troca
das pastilhas de freio devem ser realizadas, é um procedimento simples e
barato. Existem basicamente três maneiras de saber quando
a troca deve ser feita:
1. Nos modelos de carros mais equipados e
modernos, existe um indicador de desgaste das pastilhas de
freio, que informa ao motorista que a troca deve ser feita. Infelizmente são
poucos os carros que vêm com essa facilidade, portanto, a maioria precisará saber
da outra maneira!
2. Esta maneira de saber quando trocar a pastilha
de freio é a mais usual e conta com o seu sentido da audição. Você deve ficar
com os ouvidos atentos a um barulho nos pneus dianteiros. As pastilhas
de freio possuem um indicador de desgaste que esbarra no disco de freio e
produz um ruído metálico. Se você escutar um barulho desse
tipo, vá para uma oficina mecânica, as chances de serem as pastilhas de freio
desgastadas são enormes, principalmente quando o carro já atingiu a rodagem de
30.000 km.
3. Os números também são bons
indicadores: a cada 10.000 km rodados é indicado que se faça uma revisão nas
pastilhas de freio, e entre 20.000 km e 40.000 é obrigatório que as pastilhas
sejam trocadas, pois com certeza elas já estarão desgastadas e terão chegado a
uma espessura de 2mm, a medida mínima indicada. Caso as pastilhas não sejam
trocadas, o disco será danificado, complicando e encarecendo um operação que
deveria ser simples, barata e rápida.
Alguns carros, os mais populares possuem sistema de
freio traseiro a tambor, que merecem também atenção do mecânico na hora da
revisão, checando assim o estado das lonas de freio, sapatas, cilindro de freio
traseiro (burrinho de freio), mola e o próprio tambor de freio. Em alguns casos
se faz necessário apenas a limpeza do sistema, verificação do nível de óleo de
freio e estado dos cabos e mangueiras. Alguns carros possuem disco traseiro
agregado ao tambor. O tambor nesse caso é responsável pelo freio de mão do
carro..