Ela deve
ser feita quando atingir o período recomendado pelo fabricante, em geral de
7.000 a 10.000Km ou a cada 6 meses (o que ocorrer primeiro) a depender da
montadora. Essa informação está bem clara no manual do proprietário. Além do
prazo, lá consta o tipo de óleo e quantos litros devem ser usados. Quase todas
as montadoras recomendam antecipar a troca de óleo em carros com “uso severo”
em média a cada 5.000 quilômetros. Isso vale, principalmente, para veículos que
andam muito em engarrafamentos. A troca do filtro ou refil do filtro se faz
necessário a cada troca de óleo, pois evita que resíduos de óleo antigo se
acumule no motor e prejudique a lubrificação do mesmo, evitando o entupimento
do pescador da bomba de óleo.
Quando completar o nível?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e
à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chegar a hora da
troca do óleo, deve-se completar o nível. Não há nada de errado nisso. As
montadoras consideram normal baixar até meio litro de óleo a cada 1 mil
quilômetros rodados, dependendo do modelo. A verificação deve ser feita com o
motor frio pelo menos uma vez por semana.
Porque trocar em uma oficina
especializada?
O procedimento parece fácil, mas implica algumas
medidas de atenção especiais como a verificação de possíveis vazamentos,
verificação da arruela do bujão do cárter, bem como o rosqueamento desse bujão,
além do reset da indicação da troca de óleo no painel do carro. Vale ressaltar
que algumas dessas indicações só apagam com o aparelho de rastreamento
eletrônico.