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Seu carro possui correia dentada? Saiba a sua importância e quando substituí-la

Correia dentada

Equipamento fundamental para o funcionamento do motor de seu veículo, a correia dentada pode trazer grandes prejuízos e dores de cabeça ao proprietário do veículo caso não seja realizada a sua troca no tempo correto, além de poder te deixar com o carro parado no meio da rua ou estrada.

A correia dentada é responsável por coordenar o funcionamento das válvulas em sincronia com o movimento dos pistões do motor, fazendo com que a válvula seja aberta no momento em que o pistão desce e feche quando o pistão sobre, caso a correia se rompa, acontece o famoso atropelamento de válvula, onde pistão pode colidir com a válvula causando uma possível quebra no cabeçote, pistões ou camisa de pistão fazendo com que o motor pare de funcionar imediatamente, ficando assim o motorista no meio do caminho além é claro de deixar uma conta bem salgada para pagar se quiser consertar o estrago.

 

Quando trocar a correia dentada?

Já sabemos o que pode acontecer se não trocarmos a correia dentada, mas quando realizar a troca da correia dentada? O recomendado é com 50 a 60 mil quilômetros na maioria dos motores GM e Fiat, 80 mil quilômetros nos motores Renault e 90 mil quilômetros nos motores Volkswagen ou 5 anos (o que ocorrer primeiro), porém é sempre importante verificarmos o plano de manutenção do veículo no manual do proprietário para sabermos qual a quilometragem correta. Alguns motores novos da Fiat (E.torQ) e motores GM (Ecotec), ford (Zetec e todos os atuais), honda, Toyota... todos esses não utilizam correia dentada e sim corrente de comando. Nesses casos a troca se faz necessária aos 100.000km em média

 

Tensor da correia dentada, devo trocar também?

Sim, é sempre recomendável trocar o tensor da correia dentada, ou polia do esticador, junto com a correia, para evitar com que o tensor trave, fazendo com que a correia dentada arrebente e aconteça o atropelamento de válvula citado anteriormente.

O tensor da correia dentada é uma peça acessível de 70 a 180 reais dependendo do modelo. Se trocado em conjunto com a correia dentada é provável que seu mecânico nem cobre o serviço à parte.

              Mas caso você seja teimoso e mesmo após ler esse artigo faça uma troca de correia dentada e não troque o tensor, saiba que terá de comprar outra correia, gastar com o serviço para a troca novamente caso o tensor apresente problema e se ele resolver travar ai a brincadeira pode ficar ainda mais cara.