Dicas

A palheta é um item de segurança e merece toda atenção quanto as condições de funcionamento

A palheta é um item de segurança e merece toda atenção quanto as condições de funcionamento

Palhetas

            A maior incidência de raios UV pode afetar a composição da borracha e diminuir sua durabilidade, afirma o chefe de trade marketing da divisão de automotivos da Robert Bosch, Horácio Meza.

 

Sintomas (Quando trocar?)

            As palhetas e limpadores dão sinais de que precisam ser trocadas. Os principais são o vidro cheio de riscos e o excesso de barulho, que significa o desgaste da peça, em alguns casos a borracha chega a se soltar da haste de ferro.

 

Cuidados

            As precauções com a peça devem começar com a mistura que vai ao reservatório. Não adicione qualquer produto. Há detergentes específicos para essa função, esses detergentes auxiliam na remoção de insetos, melhoram o desempenho do limpador, silencia a lâmina e diminuem a atração molecular da água com o vidro além de evitarem que o vidro embace.

            Outro cuidado é na hora de limpar a peça. Quando for lavar o carro, a limpeza das lâminas de borracha deve ser feita somente com pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

            Antes de realizar a substituição da peça, os especialistas consultados recomendam uma mini revisão que inclui verificações mecânicas, como a condição do motor e o braço do limpador e se a válvula de esguicho está desobstruída e corretamente posicionada.

            É importante realizar uma checagem semanal da peça que pode evitar grandes dores de cabeça. Na garagem, acione o esguicho e os limpadores. E ao notar qualquer anormalidade, como ruídos e falhas na limpeza, providencie a troca.

            É importante verificar o estado do limpador traseiro (em carros Hatch), o vidro traseiro costuma ser mais caro do que o vidro dianteiro, pois a maioria possui linhas térmicas.

 

Porque trocar em uma oficina especializada?

            O tamanho (polegadas) e o tipo de palheta é especifico para cada carro, favorecendo uma limpeza suave e sem danos ao pára-brisas ou borrachas do pára-brisa. É importante também o cuidado ao retirar a palheta antiga e colocar a nova, um empeno no braço pode interferir no desempenho da palheta.

 

Silicone ou convencional?

            O material utilizado nas palhetas hoje em dia é mais eficaz do que o material utilizado nas velhas palhetas convencionais. A palheta de silicone, além de fornecer um design aerodinâmico e diferenciado, limpa melhor e tem a durabilidade estendida. A Bosch possui palhetas de silicone tanto para braços tipo gancho como para braços especiais. São mais de 10 tipos de braços específicos que se ajustam a determinado encaixe multi-clip.