Água e aditivo
O radiador é um componente que faz parte do sistema de arrefecimento do
carro que serve para esfriar o motor, evitando que o calor excessivo provoque a
dilatação excessiva ou mesmo a fusão das peças, juntas, mangueiras ou do
próprio motor. O motor não deve ficar realmente “frio”, mas com uma temperatura
ideal para a excelente viscosidade do óleo, diminuição do atrito, otimização da
combustão, dentre outras exigências. Existem radiadores de água e radiadores de
óleo, para também esfriar o óleo do motor. Neste artigo falamos sobre os
radiadores de água.
Sem entrar muito em detalhes, o
radiador permite a troca de calor entre carro e o ambiente. A água que passa pelo
radiador percorre partes do motor, retirando calor. Ao passar pelo radiador a
água está quente e o calor da mesma é passado para o ar ambiente e a água
esfria novamente. O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo,
por onde o ar é compelido quando o veículo está em movimento. Existe também uma
grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar ainda mais
ar pelo radiador.
O principal componente do sistema de
“esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com
ou sem algum aditivo. Mas para que serve o aditivo do radiador? A função deste
aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar
a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores
que 100 graus e isto faria a água evaporar. Os bons aditivos têm também
detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem
aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas.
Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o
aditivo são:
- Água do radiador baixando: podem existir
vazamentos em mangueiras ou em outras partes do sistema. O sistema é hermeticamente
fechado e isto não deveria ocorrer. Leve o carro ao mecânico para conferir.
- Água escura ou muito suja: os aditivos lavam a
parte interna do sistema e devem ser trocados para tirar a sujeira de vez em
quando.
Cuidados ao completar a água do radiador:
- Espere o carro esfriar antes de abrir a tampa ou
você poderá sofrer algum acidente
- Com o carro frio, abra a tampa lentamente para
aliviar a pressão interna
- O nível de água deve ser verificado semanalmente.
- Nunca misture aditivo orgânico com o inorgânico, a mistura pode criar um gel que pode entupir o radiador