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Quando trocar a água do radiador – E o aditivo?

Quando trocar a água do radiador – E o aditivo?

Água e aditivo


O radiador é um componente que faz parte do sistema de arrefecimento do carro que serve para esfriar o motor, evitando que o calor excessivo provoque a dilatação excessiva ou mesmo a fusão das peças, juntas, mangueiras ou do próprio motor. O motor não deve ficar realmente “frio”, mas com uma temperatura ideal para a excelente viscosidade do óleo, diminuição do atrito, otimização da combustão, dentre outras exigências. Existem radiadores de água e radiadores de óleo, para também esfriar o óleo do motor. Neste artigo falamos sobre os radiadores de água.

Sem entrar muito em detalhes, o radiador permite a troca de calor entre carro e o ambiente. A água que passa pelo radiador percorre partes do motor, retirando calor. Ao passar pelo radiador a água está quente e o calor da mesma é passado para o ar ambiente e a água esfria novamente. O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo, por onde o ar é compelido quando o veículo está em movimento. Existe também uma grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar ainda mais ar pelo radiador.

O principal componente do sistema de “esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com ou sem algum aditivo. Mas para que serve o aditivo do radiador? A função deste aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores que 100 graus e isto faria a água evaporar. Os bons aditivos têm também detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas.

 

Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o aditivo são:

- Água do radiador baixando: podem existir vazamentos em mangueiras ou em outras partes do sistema. O sistema é hermeticamente fechado e isto não deveria ocorrer. Leve o carro ao mecânico para conferir.

- Água escura ou muito suja: os aditivos lavam a parte interna do sistema e devem ser trocados para tirar a sujeira de vez em quando.

Cuidados ao completar a água do radiador:

- Espere o carro esfriar antes de abrir a tampa ou você poderá sofrer algum acidente

- Com o carro frio, abra a tampa lentamente para aliviar a pressão interna

- O nível de água deve ser verificado semanalmente.

-  Nunca misture aditivo orgânico com o inorgânico, a mistura pode criar um gel que pode entupir o radiador