O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente
dificuldades em conduzir o carro em linha reta, quando o veículo começa a puxar
para um dos lados ou como medida preventiva. O desgaste irregular dos pneus
também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado. É
indicado que seja feito o alinhamento a cada 10.000km rodados (a cada revisão)
ou quando for feito algum serviço de suspensão que interfira na direção como a
troca de ponteiras e articulações.
O termo alinhamento, na realidade, significa buscar o “equilíbrio em movimento”
do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as
rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo,
equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força
centrifuga, força de viragem, etc, proporcionando maior eficiência de
rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e consequentemente,
mais segurança para o motorista e os passageiros.
Os três ângulos mais importantes são:
Cambagem -
Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao
solo. O principal indício de que é necessário fazer esse ajuste é o desgaste
irregular em um dos ombros dos pneus;
Caster - É o ângulo de inclinação do
pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs
superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical. Fornece
estabilidade auto-centrante e direcional;
Convergência ou Divergência - É a
diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus
(vistos de cima). O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos
pneus, especialmente sob frenagem.
E quanto ao
balanceamento?
O
balanceamento também deve ser feito no mesmo período e é sempre bom lembrar de
calibrar os pneus a cada 20 dias. O balanceamento computadorizado é hoje a
melhor alternativa, pois ele traz uma precisão maior quanto ao chumbo que deve
ser utilizado e quanto ao local a ser colocado.
Rodas desbalanceadas podem ser identificadas por
trepidação na direção do veículo, ocorrida em determinada velocidade. Esse
problema danifica os pneus, que terão sua vida útil reduzida além de provocar
muito desconforto ao dirigir. O dano mais comum causado pelo desbalanceamento é
o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos
pneus. Existem ainda outros problemas ocasionados pela falta de balanceamento.
Entre eles está a perda de tração e estabilidade, dificuldade de manter o
veículo na trajetória e desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e
terminais de direção.
Vantagem de estar com o carro alinhado:
1 - Rodagem suave e confortável
2 - Melhor dirigibilidade
3 - Estabilidade em curvas ou em linhas retas
4 - Melhor aderência com o solo
5 - Desgaste mínimo dos pneus
6 - Durabilidade dos componentes da suspensão e
direção
7 – Segurança
Quando
fazer o balanceamento:
1 – a cada troca de pneus;
2 – por ocasião do rodízio de pneus (cada 10 mil km);
3 – ao primeiro sinal de vibração no volante ou desgaste irregular dos pneus;
4 – após ser efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar